O Que é Marketing de Conteúdo? Guia Completo!

Você acabou de ouvir alguém referir “marketing de conteúdo” e você começa a idéia de que você já deveria saber o que é, mas está com muita vergonha de perguntar a alguém. Parabéns, esta publicação é para você.

O Content Marketing Institute, um recurso on-line para informações sobre todo o conteúdo relacionado ao marketing de conteúdo, define o marketing de conteúdo assim:

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir uma audiência claramente definida – com o objetivo de direcionar a ação do cliente rentável.

A palavra-chave aqui é “valiosa”. É o que muda essa definição de uma que poderia descrever quase qualquer tipo de publicidade ou marketing. Você pode dizer se um pedaço de conteúdo é o tipo que poderia ser parte de uma campanha de marketing de conteúdo se as pessoas a buscarem, se as pessoas quiserem consumi-lo, em vez de evitá-lo. O VW’s 2014 “Game Day” comercial, que foi visto no YouTube quase 18 milhões de vezes a partir da redação desta publicação, anúncio ou marketing de conteúdo? A resposta é que ambos são, dependendo de como é recebido por cada indivíduo que está exposto a ele. O mesmo se aplicará a qualquer peça de marketing de conteúdo que você crie, dependendo se o destinatário recebeu valor dele ou não. Claro que o objetivo é fornecer o máximo de valor do seu marketing de conteúdo para o maior número possível de seu público-alvo. Neste ponto, apesar desta definição e explicação, você provavelmente ainda está se perguntando o que é exatamente o marketing de conteúdo. Podemos obter mais clareza considerando alguns exemplos.

Cinco exemplos de marketing de conteúdo

Existem tantos tipos de marketing de conteúdo quanto tipos de conteúdo – muitos demais para cobrir aqui. Minha intenção é dar-lhe uma introdução ao marketing de conteúdo e levá-lo a pensar como um comerciante de conteúdo para que você veja as oportunidades ao seu redor. Em breve você vai encontrar 50 idéias de marketing de conteúdo todos os dias. Você não poderá deixar de ver oportunidades para criar conteúdo. Aqui estão cinco exemplos para ajudar sua mente a começar a percolar.

Infográficos. Estes são geralmente gráficos longos e verticais que incluem estatísticas, gráficos, gráficos e outras informações. Se você precisar de alguns exemplos, aqui estão 197 infografias sobre o tema do marketing de conteúdo com curadoria de Michael Schmitz, diretor do Content Lab da Publicis, em Munique. Infografia pode ser efetiva na medida em que, se for bom, pode ser transmitido em redes sociais e publicado em sites por anos. Você pode obter uma infografia projetada profissionalmente ao contratar um empreiteiro em um site como oDesk ou se você deseja remover algum dos riscos que pode ir com uma empresa como o Visua.ly. Uma infografia decente costuma custar-lhe pelo menos US $ 1.000 para ter projetado, mas pode custar vários milhares de dólares se você contratar um contratado ou agência para incluir estratégia e planejamento, pesquisa, redação e design. Há também a questão de promover essa infografia para os blogueiros e a mídia. Ou você pode criar uma placa em Pinterest e curar infografia sobre um tópico relacionado ao seu negócio. Isso também é uma forma de marketing de conteúdo, e isso não custa nada além do seu tempo. Ei, funcionou para Michael.
Paginas web. Qual a diferença entre uma página da Web normal e uma página web que é marketing de conteúdo? Considere o guia do novato para SEO da Moz, um provedor de ferramentas e recursos relacionados ao SEO. Este recurso, oferecido gratuitamente, foi visto milhões de vezes, trazendo inúmeros clientes que, de outra forma, nunca teriam tropeado com Moz e os serviços que eles oferecem. Ou dê uma olhada em um estudo de caso da empresa de design Teehan + Lax. A maioria dos estudos de caso são aborrecidos. Os seus estudos de caso são fascinantes. Essa é a diferença entre simplesmente colocar conteúdo em seu site e marketing de conteúdo.

Podcasts. Michael Hyatt, autor do livro best-seller Platform: Get Notado em um mundo ruidoso, pratica o que ele prega. O seu podcast “This is Your Life” é baixado 250,000 vezes por mês. Como o Hyatt elabora na postagem do blog 4 Razões que Você Deve Considerar Lançar Seu Próprio Podcast, “Um podcast dá visibilidade em um mundo completamente diferente – principalmente o iTunes. Tive dezenas de pessoas novas que nunca ouviram falar de mim até tropeçarem no iTunes. “O Hyatt oferece informações valiosas e conselhos em seu podcast – tudo de graça. Mas esse podcast leva a mais vendas de seus livros, inscrições para seus cursos e os solicita como palestrante.
Vídeos. Gary Vaynerchuk é um mestre em marketing de conteúdo usando o vídeo online, basta ver o seu canal no YouTube. Começou a criar vídeos para promover a loja de vinhos da família e através desses vídeos e outros marketing on-line, ele acabou crescendo para um império de US $ 45 milhões. Vídeos e podcasts são uma forma de marketing de conteúdo amplamente inexplorado porque as pessoas pensam que é caro e difícil. Mas com a queda do custo do equipamento de qualidade profissional criando vídeos de alta qualidade e conteúdo de áudio é mais fácil do que nunca. O marketing de conteúdo de vídeo amador foi usado para vender liquidificadores, lançar novos produtos dentários e comercializar serviços de consultoria de vistos em Hong Kong. Que vídeo você pode jogar juntos para sua empresa que pode mudar suas fortunas durante a noite? Pode ser mais fácil do que você pensa.

Livros. Como filmes, as pessoas muitas vezes pensam em livros como se vendendo, mas os comerciantes experientes não vendem livros apenas para vender livros, eles vendem livros como ferramentas de marketing. O manual de vendas do Michael Port Book Yourself Solid é uma ótima leitura para empresários, vendedores e comerciantes e, embora eu tenha certeza de que Port aproveita a venda de seu livro, o livro é uma ferramenta para dirigir clientes para seus serviços de treinamento e fala. Embora com a auto-publicação seja mais fácil do que nunca publicar um livro, ainda existe a percepção de que é difícil e que somente profissionais respeitáveis ​​podem publicar um livro de negócios. Publique o seu próprio e, mesmo que as pessoas não o leiam, você ainda pode usá-lo como uma forma de marketing de conteúdo toda vez que você é apresentado como “Autor de …”
Esses são apenas alguns exemplos de marketing de conteúdo. Eu também poderia ter mencionado white papers, ebooks, aplicativos, falar em público, apresentações e blogs. Livros inteiros foram escritos usando cada um destes em esforços de marketing de conteúdo.

Por que o Marketing de conteúdo?

Talvez mais importante do que entender o que é o marketing de conteúdo, é entender por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio. Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra:

Consciência. Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas eles não sabem que há uma solução.

Pesquisa. Uma vez que um cliente está ciente há uma solução, eles irão realizar pesquisas para se educar. Por exemplo, um comprador de carros tentará descobrir quais são os diferentes tipos de carros e qual deles atenderá às suas necessidades.
Consideração. Neste ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para se certificar de que eles estão obtendo um produto de alta qualidade a um preço justo.
Comprar. Finalmente, o cliente toma sua decisão e avança com a transação.
A publicidade e o marketing tradicionais são excelentes quando se trata de duas etapas. O marketing de conteúdo gera as primeiras duas etapas do processo de compra, aumentando a conscientização sobre soluções e educando os consumidores sobre um produto que nunca antes considerou.

Na minha própria empresa, utilizamos o marketing de conteúdo para crescer mais de 1.000% no ano passado. Clientes potenciais encontram nosso conteúdo, acham valor nisso e, quando contatam-nos, eles já estão convencidos de que querem trabalhar conosco. Nós não temos que participar de táticas de vendas de alta pressão, é apenas uma questão de elaborar detalhes, assinar um acordo e começar. A confiança que geralmente precisa ser acumulada durante um extenso ciclo de vendas já foi criada antes de sabermos que o cliente potencial existe.

O retorno do investimento para o marketing de conteúdo pode ser fenomenal se executado corretamente. Nós não passamos um centavo em nosso próprio marketing de conteúdo, ou mesmo tanto tempo. 95% do sucesso que experimentamos com o marketing de conteúdo pode ser atribuído a um punhado de artigos que escrevi, somando até 20 horas de trabalho.

O marketing de conteúdo também oferece benefícios adicionais na medida em que suporta outros canais de marketing digital. Ele fornece conteúdo adicional para o marketing de redes sociais e contribui para os esforços de SEO, gerando links de entrada naturais e criando bons conteúdos em seu site que são encontrados nos motores de busca. Na verdade, para muitas empresas, o volume de seus esforços de SEO deve se concentrar no marketing de conteúdo.

Como faço para começar?

Existem muitas empresas que oferecem serviços de marketing de conteúdo, muitas vezes emparelhados com SEO ou PR. Se você está simplesmente ocupado demais para fazê-lo sozinho e não está pronto para gerenciá-lo internamente, então a contratação de uma empresa pode ser sua melhor opção. Mas se você quiser entrar e fazer seu próprio marketing de conteúdo, a maneira mais fácil é começar a blogar. Provavelmente será difícil no início, mas quanto mais você fizer isso, melhor você conseguirá nisso. Seguindo dicas de sites como o Copyblogger, você aprenderá rapidamente como criar conteúdo para o seu site ou blog que irá envolver os leitores e transformá-los em clientes ou clientes. Mas, embora a escrita tecnicamente boa e as principais manchetes possam ajudar, não é a chave para criar um excelente conteúdo que é a melhor forma de marketing de conteúdo.

Conteúdo ótimo

Se você já esbarrou seu caminho através da leitura de um pedaço de marketing e apenas terminou a leitura, porque você teve que fazer, então você experimentou um marketing de conteúdo ruim. Quando falo com empresas sobre marketing de conteúdo, digo-lhes que o conteúdo é bom se eles realmente quiserem lê-lo. O conteúdo é ótimo se eles estão dispostos a pagar para lê-lo. Se você deseja ver excelentes exemplos de conteúdo, basta ver o que você pagou para ler, assistir ou ouvir ultimamente. Se você assisti The Lego Movie este ano, você viu um dos maiores exemplos de marketing de conteúdo até o momento. Oh, você pensou que eles fizeram esse filme para vender bilhetes de cinema? Pense de novo. Esse era um comercial de brinquedos de 100 minutos, e ao invés de usar um DVR para ignorá-lo, você pagou muito dinheiro para assisti-lo. Alguma coincidência é que Lego recentemente saltou o Mattel, os criadores da Barbie, para se tornar a maior empresa de brinquedos do mundo? Você pode não ter o orçamento para fazer um longa-metragem para promover sua empresa, mas você ainda pode oferecer informações valiosas aos potenciais clientes.

O # 1 Secret of Content Marketing

Adicionar valor. Esse é o segredo. Na verdade não é um segredo. Nós já falamos sobre isso ao longo desta peça. Embora quando você olha algumas das empresas de marketing se envolver com você, quer saber se eles estão evitando propositadamente o óbvio. Ignoramos publicidade quando fornece pouco ou nenhum valor. Se você quiser aprender sobre publicidade que não é ignorada, encontre um skatista e pergunte se você pode vê-lo olhar através de uma revista de skate. Você verá que ele gasta tanto tempo olhando os anúncios como ele olha para os artigos e fotos. Ou confira o site Berrics. Grande parte do conteúdo é propaganda, mas os patinadores não ignoram esses vídeos, eles os observam, assim como eles vêem os outros vídeos, porque eles estão obtendo o valor que eles querem – boa patinação. Como patinadora, eu gostaria de dizer que as empresas de skate foram pioneiras no mercado de conteúdo há décadas, mas eu sei que eles estavam fazendo o que veio naturalmente, e vender mais produtos foi secundário para a diversão de criar vídeos e revistas. Se você deseja contratar alguém em sua equipe de marketing que entende intuitivamente o marketing de conteúdo, a contratação de um skatista pode não ser um passo ruim.

Se você não tem certeza de como você pode agregar valor através do marketing de conteúdo, pergunte aos seus clientes existentes sobre o tipo de conteúdo que você pode produzir, que seria útil para eles agora, ou teria sido útil para eles quando eles estavam procurando o seu produto ou serviço . Eles vão te dizer.

Como posso aprender mais?

Leia o excelente livro de Joe Pulizzi Epic Content Marketing. Comecei a lê-lo depois de eu escrever este post e confirmou e expandiu o que eu já sabia sobre marketing de conteúdo, com muito mais detalhes do que eu jamais poderia entrar aqui. Algo Pulizzi enfatiza o que eu originalmente deixei de excluir foi a importância de se concentrar na produção de conteúdo amigável para dispositivos móveis, uma vez que os smartphones estão se tornando a maneira dominante pela qual a maioria dos nossos clientes acessa o conteúdo. Leia também a Plataforma de Michael Hyatt, mencionada acima. Sites frequentes como os do Content Marketing Institute, Ragan, Copyblogger, Michael Hyatt e Gary Vaynerchuk e inscreva-se em seus boletins de e-mail. Não demorará para se tornar não apenas familiar com o marketing de conteúdo, mas com um especialista.

A maioria das empresas não está fazendo marketing de conteúdo real … ainda. É por isso que você terá uma vantagem se você entrar. Me avise como é que vai.

Josh Steimle é CEO da MWI, uma agência de marketing digital com escritórios nos Estados Unidos e Hong Kong.

Andrius Rocha

Andrius Rocha

32 anos Técnico em Informática. Sou graduando em Gestão de Marketing. Gosto de praticar esportes e rock and roll.
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