[Marketing de Busca] Aumente a Exposição da Sua Empresa Na Internet Agora!

Como Aumentar a Visibilidade da Empresa Na Internet

Olá, tudo bem com você? 🙂

Aqui é o Andrius Rocha. Estudante de Gestão em Marketing do Senac RS. E como todo estudante, estou sempre em busca de aprimoramento profissional.

No ano passado, estava procurando por uma especialização em marketing. Mais precisamente em marketing digital.

Então o que eu fiz?  

Abri meu computador e fui logo pesquisar na internet. Utilizei num mecanismo de busca (o mais conhecido deles é claro né! )

Você já deve até ter adivinhado aí… Sim! O famoso Google. Digitei um frase na caixa de busca e cliquei nos primeiros resultados da pesquisa. Simples assim.

Cliquei em várias páginas diferentes e avaliei diversos cursos disponíveis pelas empresas que apareceram nas primeiras ocorrências do Google. Somente depois de avaliar vários quesitos em consideração, como o preço, a reputação da instituição e o conteúdo programático, foi que resolvi escolher um deles.

Eu busquei por um serviço que estava precisando e fiz decisão de compra que estava disponível na internet.

Está percebendo onde eu quero chegar?

Você está entendendo o poder que estas ferramentas de busca possuem? Isto significa que se a sua empresa, seu negócio ou produto não estiverem online e disponível no momento em que cliente quiser adquiri-lo, você irá perder a chance de fechar a venda!

É assim que funcionam as coisas na internet.

Esse é o marketing de busca que iremos falar hoje!

Se você não quiser ficar para trás e vencer seus concorrentes precisa entrar de vez nesta batalha! 😀

Conquiste seu lugar ao sol na primeira página do Google! Continue lendo nosso artigo e descubra algumas dicas para começar por esse caminhos das pedras.

 

O que você irá ver neste artigo?

 

1. O Que é Marketing de Busca?

O Que é Marketing de Busca?

O Marketing de Busca ou SEM é uma das principais estratégias de marketing digital. O seu principal objetivo é a otimização de sites e campanhas de anúncios para obter o melhor posicionamento possível nas SERP‘s (search engine results page) páginas de resultado.

Ou seja: Toda vez que seu potencial cliente estiver buscando por um produto ou serviço na internet, ele irá encontrá-lo primeiro ao invés do seu concorrente.

Existem duas maneiras que você pode fazer isto. As principais táticas de marketing de busca são conhecidas como: SEO (search engine optimizion) e PPC (per per clicking).

São dois acrônimos em inglês que significam respectivamente: otimização de motores de busca e pague por clique, mais conhecido como links patrocinados no Brasil.

Se você realmente está disposto a conseguir uma campanha de sucesso online, deverá utilizar as duas em conjunto. Essas duas estratégias de marketing digital são complementares. Ou seja, uma não substitui a outra.

Somente trabalhando elas sinergicamente, você irá aumentar e manter a visibilidade da sua empresa tanto para resultados orgânicos quanto para os resultados patrocinados. Toda vez que seu prospecto buscar pelo assunto você será visto em primeiro lugar.

 

Não esqueça-se da famosa frase: “Quem não é visto, não é lembrado!”

 

2. Como os Motores de Busca Funcionam?

Como os Motores de Busca Funcioanm

 

Toda vez que o seu prospecto digita uma frase nos mecanismos de busca ele recebe um resultado de acordo com a relevância que uma página possui.

A relevância de uma página na internet para os motores de busca é definida por algoritmos em servidores de busca espalhados pelo mundo inteiro. Esses fatores, são bem diferentes entre si e variam de acordo com o motor (Google, Bing, Baidu, Yahoo, Aol e Ask).

Estes são definidos por diversos fatores e cada vez mais complexos. O algoritmo do Google por exemplo possui mais de 200 fatores.

Com o surgimento constante de novos meios de comunicação e plataformas digitais, estes estão sempre em constante atualização e aprimoramento. Isto significa que o trabalho de otimização do seu site é eterna. 🙁

A principal diferença entre a busca orgânica e a busca patrocinada é que os resultados das buscas orgânicas são definidas pela empresa detentora do motor de busca.

Ela faz isso de acordo com a relevância que seu site tem para ela. Enquanto que a busca patrocinada é definida pelos patrocinadores. Ou seja, o resultado não é influenciado pela relevância que eles atribuem e sim pelo valor que estão ofertando pelas palavras-chave relacionadas ao seu ramo de negócio.

4. Como Funciona a Busca Orgânica?

A busca orgânica é um termo designado na internet para referir-se a todo o resultado exibido pelos mecanismos de busca de forma natural. Ou seja, sem que seja necessário pagar para aparecer na busca.

 

2 – Por Que Eu Deveria Me Preocupar com Isso?

Como Ser Encontrado Pelo Seus Clientes

Se você tem um pequeno negócio ou é dono de uma empresa precisa entender que 75% por cento dos usuários de motores de busca não passam da primeira página. Apenas 25% por cento das pessoas que pesquisam na internet passam da primeira página.

Isto significa que se o site da sua empresa não estiver entre os 10 primeiros colocados quando o seu cliente pesquisar por seu serviço na internet as chances que ele encontre você são mínimas.

Sem contar que número de pessoas que pesquisa na internet antes de comprar qualquer coisa por aí aumenta a cada dia.

 

3. Como Ser Encontrado Pelos Meus Clientes?

Para que o site da sua empresa comece a melhorar o posicionamento diante dos principais motores de busca do mercado é preciso aplicar as técnicas de SEO (search engine optimization).

A primeira coisas que você deve perguntar-se antes de começar o planejamento desta estratégia é que tipo de buscas o seu potencial cliente pode estar fazendo neste exato momento?

Tudo no mundo da busca começa por uma pesquisa. O seu trabalho primeiro é colocar-se no lugar do seu cliente.

Exemplo: Suponhamos que você é formado em Administração de Empresas e esteja procurando um curso de especialização em Marketing.

Você ira entrar num motor de busca da internet como o Google por exemplo e irá digitar:

“curso de especialização em marketing para administradores”

Em instantes recebemos as respostas mais relevantes do Google para os melhores cursos de especialização em Marketing.

O que você digitou é o que chamamos de keyword ou seja palavra-chave.

O produto e serviço que você está ofertando está relacionado com uma palavras-chave digitadas pelo seu prospecto na hora em que ela está buscando o produto.

O que você deve fazer com site da sua empresa é otimizá-lo para as palavras-chave relacionadas ao seu serviço.

Quais São As Vantagens?  

As principais vantagens de você ser encoontrado organicamente, é que você não precisa pagar nada para estar lá. Tudo é feito naturalmente e forma automática pelos rastreadores.

O melhor e mais interesssante no marketing de busca é que quando prospecto digita algo na caixa ele está muito mais propenso a fechar a compra. No marketing digital chamamos de lead quente. Ele está mais avançado no funil de compras.

Como Funciona a Busca Patrocinada?

A mesma coisa acontece com os links patrocinados. São anúncios que são exibidos no topo das páginas de SERP (search engine results page) toda vez que você digita uma frase de compra.

Você já deve ter feito inúmeras pequisas no Google e deve ter visto e clicado neles

Veja o exemplo abaixo:

Então estes são os PPC links patrocinados. Se sua empresa precisa atrair mais clientes em curto espaço de tempo e não tem tempo disponível no momento para reestruturar todo seu site para SEO, sugiro começar com esta estratégia. Não se esqueça! Sempre vale lembrar. São estratégias complementares . Utilize-as sempre junto.

 

7. Considerações Finais

Todo empresário e empreendedor que deseja obter sucesso, deve estar sempre atento as oportunidades que surgem também no mundo online. Hoje é quase impossível deixar de lado a questão da presença digital. O marketing de busca é apenas uma das estratégias digitais.

É preciso trabalhar forte nesta estratégia, porque quando o cliente está buscando pelo seu serviço é a chance dele fechar negócio é muito maior.

Ele já está buscando e muitos casos pode estar pronto para comprar. Se sua empresa estiver na frente das buscas do seus concorrentes. Bingo! Um site bem desenvolvido e bem posicionado é conversão em vendas certo!

Espero que tenha gostado deste artigo e tenha sido útil para você. Se você conhece alguém que também precisa deste tipo de serviço compartilhe nas redes sociais.

Fique à vontade para comentar e assim que puder eu irei responder. Para saber mais à respeito do assunto envie um e-mail para: [email protected].

 

Abraços!

Até o próximo artigo!

 

Andrius Rocha

Andrius Rocha

Andrius Rocha

32 anos Técnico em Informática. Sou graduando em Gestão de Marketing. Gosto de praticar esportes e rock and roll.
Andrius Rocha

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