Como Fazer Backup do WordPress – 100% SEGURO

Como Fazer Backup do WordPress

Como Fazer Backup do WordPress

Olá pessoal! 🙂

Você gerencia um site, blog ou um e-commerce no WordPress e precisa fazer um backup?

Porém ainda não sabe como fazê-lo? Não se preocupe. Você está no lugar certo!

Se você é um profissional responsável por gerenciar e dar suporte a sites na internet sabe da importância deste procedimento.

Leia este artigo  até o final.  Vamos ensinar a você passo a passo como fazer o backup do seu site em WordPress de maneira 100% segura.

 

Neste artigo você irá Ver:

  1. Mantenha Backups Periódicos!
  2. Com que frequência devo fazer Backups?
  3. Backup dos Arquivos do WordPress
  4. Fazendo Backup do bando de Dados
  5. Restaurando Seus Dados
  6. Fazendo Backup via Plugin!
  7. Armazene num Lugar Seguro!

 

1 – Como Fazer Backup do WordPress

 

Como Fazer Bacukp do Seu Site em WordPress

Como Fazer Bacukp do Seu Site WordPress

Ninguém está livre ou imune de acontecer algo de errado. Problemas no trabalho sempre ocorrem.  Isto é normal. Porém nas empresas existem procedimentos para tentar minimizá-los. Em vista disso, você também deve fazer o mesmo.

Caso algo de errado aconteça com seu site, se ele for atacado for algum hacker, corrompido por algum erro no servidor, ou por um simples descuido seu, todo o trabalho que você desenvolveu estará perdido! 🙁

E como diz no velho adágio popular:

“Prevenir é melhor do que remediar!”

DICA: Estabeleça em seu calendário de trabalho uma data para realizar backups periódicos. Você irá definir de acordo com a sua necessidade. Isto pode variar muito conforme frequência de modificações que seu site sofre.

Se você atualiza seu site diariamente, instala e desisntala plugins, cria muitas páginas, posts e páginas de vendas, deverá fazer backups mais frequentes. Por exemplo: 1 vez por semana.

O processo de backup completo do seu site consiste basicamente em duas etapas principais.

  1. Primeira etapa: Fazer o backup dos arquivos do site do WordPress.
  2. Segunda etapa: Fazer fazer o backup do banco de dados do seu site.

 

2. Backups dos Arquivos em WordPress

Primeiro vamos fazer o backup de todos arquivos do seu site que estão no seu servidor de hospedagem. Caso você não saiba em qual empresa de hospedagem o seu site está hospedado, não tem problema. Leia abaixo como fazer ou pule para a próxima etapa.

2.1 Descobrindo onde seu site está hospedado

Para descobrir em qual empresa ele está hospedado existe um serviço que qualquer pessoa pode acessar para saber esta informação. Chama-se Whois. É serviço de consulta de informações de domínios na internet dentro do site do Registro.br

Para acessar este serviço clique neste link do Registro.br. Após acessar o site, role a tela até encontrar a caixa de busca. Faça a sua pesquisa pelo site e clique no botão consultar.

Como Fazer Backup do WordPress

2.2 – Acessando o painel de Controle

Para fazer o backup completo dos arquivos do seu site você pode precisará acessar o painel de controle. No meu caso, o meu site está hospedado na empresa Hostgator. Para acessar o meu painel de controle, preciso digitar o nome do meu site junto com /cpanel.

Exemplo: https://www.andriusrocha.com.br/cpanel

Será exibido uma página para você fazer o seu login. Digite o nome de usuário e a senha de acesso e clique em login. Caso você não tenha acesso ao login do site, solicite ao departamento de T.I. da sua empresa ou então entre em contato com a equipe de suporte da hospedagem.

Como Fazer Backup do WordPress

Procure no painel de controle pela aba como nome Arquivos e clique no ícone Backups.

Como Fazer Backupp do Meu Site WordPress

Os backups permitem que você escolha entre duas opções:

  1. Fazer o download de uma cópia completa do seu site.
  2. Fazer um backup de partes específicas do seu site.

Como por exemplo: Seu diretório raiz, o banco de dados ou configurações dos seus e-mails.

Os servidores não são programados para fazerem backups automáticos. Caso você deseje criar backups agendados, entre em contato com o suporte seu provedor de hospedagem.

 

 

2.3 – Fazendo Backup Completo do Site

A full backup creates an archive of all of your website’s files and configuration. You can use this file to move your account to another server or to keep a local copy of your files

Clique em Gerar um Download Completo.

4. Em ‘Destino do Backup’ escolha a opção Diretório Home e clique em Gerar Backup. O backup estará pronto quando você receber uma mensagem no email que você inseriu.

 

3. Fazendo Backup do WordPress via FTP

Como Fazer Backup do Site Via FTP

Se você quiser também poderá fazer o backup do seu site através de transferência de arquivos via FTP (File Transfer Protocol). Para isso você precisará utilizar um software cliente de FTP  para fazer o download do seu site.

Você pode usar qualquer software que quiser. Caso ainda não tenha nenhum instalado em seu computador, eu sugiro que utilize o Filezilla. É o software para transferência de arquivos mais utilizado entre os profissionais de web e totalmente gratuito.

Quando você abrir o seu gerenciador de FTP, você precisará fazer o login com o seu servidor de hospedagem. Neste exemplo utilizaremos o Filezilla.

1 – Clique em Arquivo.  Depois clique em gerenciador de sites. Novo site.

Você precisará dos dados de acesso para fazer o ligin em seu servidor ftp. Caso você não tenha estes dados você precisará entrar em contato com a empresa de hospedagem.

2 – Após a conexão com o servidor, acesse a pasta onde encontra-se os arquivos do seu site.  No meu casso ele está no diretório  /public_html.

Baixe todo o conteúdo deste diretório para uma pasta em local do seu computador.

DICA: Para aumentar a segurança do seu backup, depois poderá armazenar os arquivos de seu site na ser serviços de nuvem. Utilizando serviços como Dropbox ou Google Drive para armazenar seus arquivos.

 

4. Fazendo Backup da Bando de Dados

Como Fazer Backup do Banco de Dados

 

 

Depois de fazer o backup dos arquivos do seu site, agora é hora de fazer o backup do banco de dados do WordPress. O banco de dados do WordPress contém todos seus artigos publicados, comentários feitos pelos seus leitores, links que você possui em seu blog e tudo mais.

Para realizar o backup do banco de dados é necessário que você entre no painel do PhpMyAdmin. O PhpMyAdmin é um aplicativo web  que serve para administração do  bando de dados MySQL.

4.1 – Acessando o painel do PhpMyAdmin

 

Como Acessar o Phpmyadmin

Após acessar o painel de controle do PhpMyAdmin, clique no ícone phpMyAdmin. Escolha a sua base de dados.

No menu superior clique na aba Exportar. Selecione um método de exportação.

Existem dois tipos de exportação. Uma rápido, com poucas opções de escolha, e outra mais complexa (Personalizada).

Na parte Tabela(s), clique em “Selecionar todos”.

Mais no final da página, escolha a opção enviar, “Compressão gzip”

Clique no botão Executar. Feito isso, é só aguardar o final do download do arquivo. Guarde o arquivo num local seguro do seu computador.

Pronto! 🙂

Agora você já tem o backup do seu banco de dados.

 


Ter um backup atualizado é ter cuidado com o próprio trabalho a frente de um projeto. Muitos me questionam a regularidade necessária para que se tenha o mínimo de segurança, minha resposta é: Tenha um backup semanal. Isso é o mínimo! O ideal é que você realize backup diário, ou mesmo a cada artigo publicado, isso lhe dará total segurança e você não terá seu trabalho perdido.

Como realizar login no painel de controle CPANEL

Backup dos Arquivos

O primeiro backup que realizaremos será o de nossos arquivos, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem, considero o CPANEL, um dos melhores gerenciadores de hospedagens existentes no mercado, ele possui um sistema de gerenciamento de arquivos muito completo, podendo compactar os arquivos e depois realizar o download de um arquivo apenas, este método se torna muito mais eficiente e rápido do que realizar o procedimento pelo FTP.

Selecionar Gerenciador de Arquivos do CPANEL

Depois de selecionar o Gerenciador de arquivos do CPANEL, aparecerá na tela todos os arquivos de sua conta de hospedagem, caso tenha apenas o WordPress instalado, selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.

Selecione os arquivos do WordPress para o Backup

Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em COMPACTAR, e então apareça na tela as opções de tipo de arquivo e nome do arquivo, geralmente seleciono a opção ZIP para tipo de arquivo e no nome do arquivo coloco nome-do-blog-14-05-2012.zip, ou seja, o nome do blog seguido da data em que foi gerado o backup, isso tornará a organização de seus backups muito mais eficientes, além de determinar de cara a data do último backup realizado.

Selecione o tipo de arquivo e nome do artigo – Backup CPANEL

Aguarde, o fim da operação e baixe o arquivo gerado.

 

 

 

7. Armazene Seu Backup em Local Seguro!

Armazenando Backup do WordPress

Muitos webmaster’s até realizam backup regularmente, porém guardam estes backups em lugares não muito adequados, para estes dou uma dica.

Para que você tenha mais segurança, guarde uma cópia em seu computador pessoal e outra em outro lugar, podendo ser num HD externo ou mesmo em alguma serviço de armazenamento em nuvem, como o SkyDrive da Microsoft , Dropbox ou até mesmo o Google Drive.

Considerações Finais:
– Faça backups períodicos do seu site pelo menos uma vez por semana.
– Jamais forneça senhas dos seus logins para ninguém.
– Guarde sempre os backups em locais seguros.
– Esteja numa empresa segura. Lembre-se que melhor precaver do que remediar.

 

Se você quiser saber como trabalhar pela internet e ter seu próprio negócio, descubra como acessando este link agora!

 

Espero que tenham gostado do artigo e que ele tenha sido muito útil para você. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato comigo. Terei o prazer em ajudá-lo.

Continue comigo e até o próximo artigo! 😉

Avaliação
Data da Análise
Item da Avaliação
Backup do WordPresss
Classificação do Autor
5
Andrius Rocha

Andrius Rocha

32 anos Técnico em Informática. Sou graduando em Gestão de Marketing. Gosto de praticar esportes e rock and roll.
Andrius Rocha

Leia também:

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *